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3 formas de lidar com a ansiedade (sem medicação)

julho 22, 2015

Todas nós ficamos ansiosas de vez em quando, mas em alguns momentos a ansiedade pode ser algo bem irritante e cansativo, atrapalhando nossa dieta, nossa vida social e até mesmo o nosso sono.

Em alguns casos, remédios podem ser a a solução, mas existem várias razões pelas quais algumas pessoas optam por não se medicar. Remédios podem ter efeitos colaterais bem chatos, como dependência química. Eu mesma tive a opção de tomar pílulas para combater a ansiedade, mas preferi não fazer isso e ir tentando, dia após dia, vencer essa sensação bem chata. Claro, se você sentir a necessidade, é bom ir a um médico para entender o que está acontecendo, mas se você quer ter métodos alternativos para lidar com a ansiedade, esse post está bem interessante.

“Remédios não ‘curam’ problemas de ansiedade, podem ter efeitos colaterais ou contribuir para que o corpo crie uma certa ‘tolerância’ à medicação, exigindo doses maiores para o mesmo efeito,” diz o Dr. Bruce Levine, psicólogo da Escola de Medicina da UCLA. “Diante desses fatos, muitas pessoas escolhem um tratamento sem medicação.”

Os remédios podem oferecer uma ajuda rápida, mas existe uma série de coisas que podemos fazer no dia-a-dia para lidar com a ansiedade.

1. Se exercite

Exercício físico pode não só te ajudar a sair de momentos de ansiedade, mas também te ajuda a lidar com as emoções a longo prazo. Exercitar-se regularmente melhora o humor, ajuda a melhorar a qualidade do sono, alivia o stress e também ajuda a melhorar a auto-estima. Pesquisas mostram que mesmo uma caminhada de 10 minutos pode ser tão benéfica para lidar com a ansiedade quanto exercícios mais pesados. Então, se você está se sentindo desconfortável, dar uma volta no quarteirão pode ajudar bastante.

2. Menos cafeína

Apesar de sabermos que o café tenha seus benefícios, o consumo de cafeína pode contribuir para uma piora nos sintomas da ansiedade ou até mesmo trazer essa sensação à tona em situações em que nós não a sentiríamos, até causando insônia. Às vezes, é melhor deixar a xícara de café de lado.

3. Entenda seus sentimentos

“A melhor forma de lidar com a ansiedade é descobrir a sua causa,” diz Lindsey Rosenthal, uma psicóloga de Los Angeles. “Então você tem que mudar a forma de pensar.” É comum viver com a constante preocupação em ter um emprego estável, estabilidade financeira, querer ter sempre algo importante acontecendo em nossa rotina, etc. Mas tente, por um momento, parar de pensar nessas coisas e apenas viva. “Pare de tentar controlar coisas que estão fora do seu controle.”

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