Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Mulheres Semeiam Vida: Luta Contra o Câncer de Colo de Útero

agosto 29, 2013

Fui convidada pela ABPTGIC (Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital e Coloscopia), com mais 12 blogueiras, para assistir à apresentação da campanha Mulheres Semeiam Vida e participar de um bate-papo sobre um assunto muito importante: o câncer de colo de útero. Fiquei muito feliz com o convite, porque, além de se tratar de uma causa nobre, um pouco mais de conhecimento (principalmente sobre a saúde da mulher) sempre é ótimo.

E acho que esse é um assunto super legal pra abordar aqui, até porque, saúde não é só comer direitinho e praticar exercícios. Por isso, esse post está fazendo uma pausa no assunto ~fitness~ para falar sobre essa campanha e dividir com vocês informações super interessantes, que também servem como um alerta:

– A cada 2 minutos, uma mulher morre de câncer do colo uterino no mundo;

– São mais de 17 mil novos casos por ano, no Brasil;

– No fim de 2012, mais de 4 mil brasileiras foram vítimas desse tipo de câncer.

Assustador, né?

O que causa o câncer do colo do útero?

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimou, no ano passado, 17.540 novos casos da doença a cada 100 mil mulheres e mais 4.800 mortes. Um dos principais motivos para essa alta incidência é o aumento no número de mulheres vítimas do vírus HPV, que é um relacionado com praticamente 100% dos casos de câncer do colo do útero.

“Hoje, observamos um crescimento preocupamente da infeccção por HPV entre as adolescentes. Essa alta prevalência de lesões induzidas pelo vírus em meninas com 16, 17 anos de idade é reflexo do início precoce da atividade sexual. Por isso, ampliar a conscientização sobre prevenção do HPV e consequentemente do câncer do colo do útero, é essencial para evitar o aparecimento de novos casos”, comenta o médico ginecologista Dr. Garibalde Mortoza Junior, presidente da ABPTGIC.


É prevenível?

Sim! Esse é um dos pouquíssimos tipos de câncer que podem ser prevenidos.

O HPV aumenta em até 100 vezes a chance de uma mulher desenvolver o câncer de colo do útero no futuro. Mas, segundo uma pesquisa realizada, a grande maioria das mulheres desconhece as formas de prevenção e 31% delas nunca realizam o Papanicolaou, principal exame (que deve ser feito anualmente) para detectar lesões (procadas pelo vírus) que podem levar a esse câncer. Inclusive, foram poucas as entrevistadas que relacionam o HPV com a doença.

Além desse exame, também há uma vacina contra o HPV, que o Ministério da Saúde incorporou ao SUS, por enquanto, apenas para meninas de 10 e 11 anos – que é a época ideial, antes do início de sua vida sexual, onde não há possibilidade de entrar em contato com o vírus. Já em 2014, elas vão receber as 3 doses necessárias para a imunização. Mas acredito que seja um começo e espero que, em breve, a vacina esteja disponibilizada para outras faixas etárias.

Quero tomar a vacina mesmo assim. Quanto vou pagar?

São 3 doses, cada uma custa cerca de R$300. A segunda deve ser tomada após dois meses da primeira, e a terceira dose, quatro meses após a segunda. Eu entendo que o valor é alto, mas vamos combinar que não é nada comparado aos gastos de um tratamento para câncer, certo? Sem contar todo o sofrimento que essa doença traz.

:: Mulheres Semeiam Vida

A campanha “Mulheres Semeiam Vida” será principalmente digital. Nós, mulheres, podemos buscar informações sobre a doença, diagnóstico, prevenção e tratamento no site oficial. Há também uma fan page, que é o que vai movimentar toda a campanha. Com um aspecto voltado para a sustentabilidade, a cada 25 likes na página, uma arvore é plantada no Brasil, por meio de uma parceria com o IBF (Instituto Brasileiro Florestal). A Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) também apoia a campanha.

mulheres-semeiam-vida-likes-mude-me

“É uma forma que encontramos de disseminar a campanha nas redes sociais para ganhar ainda mais atenção das mulheres e lembrar a importância do útero para a vida”, completou o presidente da ABPTGIC.

O vídeo de dívulgação também ficou super lindo, dá uma olhada aqui:

O bate-papo aconteceu durante um café da manhã gostosinho e eu ainda ganhei um papel semente, que vou já plantar no jardim de casa (nem imaginava que isso existia, achei super legal!), e uma camiseta super legal divulgando a campanha.

papel-semente-2-mulheres-semeiam-vida-mude-me papel-semente-1-mulheres-semeiam-vida-mude-me
cartao-mulheres-semeiam-vida-mude-me camiseta-mulheres-semeiam-vida-mude-me

E foi ótimo poder aproveitar um cafezinho com a Dani Cruz, a Andressa Roeder e a Fernanda Pineda 🙂 Também participaram do bate-papo as blogueiras Liliane FerrariVeronica Gunther, Mari Zanin, Maraisa Fidelis, Cinthya Rachel, Ana Paula Richa, Ana de Césaro, Mirian Bottan, Renata Ruiz e a jornalista Joyce Ribeiro.

mulheres-semeiam-vida-blogueiras-mude-me

Aproveito para agradecer o convite da ABPTGIC e parabenizar pela campanha linda <3

Posts Relacionados:

Discussão

Deixe um Comentário